Old

7 de janeiro de 2010

Antes da lâmina no pulso

Ontem li um livro, "Voodoo Girl" de Eva Qualquer-coisa, uma espécie de diário, dedicado á pessoa que ama, mas contando o essencial da vida, as coisas que mais lhe marcaram, os seus pensamentos, a sua forma de ver o mundo. E nas últimas páginas, ela mostra as cartas que escreveu num dia em que quis cometer suicídio. É estranho querer partilhar isso. Eu cá deitava fora ou queimava. Mas fez-me pensar em quando reflectimos o que vivemos, pensamos como a vida é curta, e estranhamente longa nos momentos mais difíceis de suportar, em que me passam mesmo ideias loucas de suícidio, ou simplesmente desaparecer uns meses e descansar pelas Maldivas. Ou algo do género, só para não ter de aguentar, enfrentar e superar. E não vale a pena mesmo, porque depois deste problema vem outro. Ah-ah-ah, disseram que se chamava Maturidade.
Mas depois penso na minha família, amigos e outras pessoas que me ligam a este mundo e essa ideia de tomar uns dez comprimidos para dormir parece absurda.

Espero aguentar-me durante umas quantas décadas. Ainda há muito que experimentar e aprender para morrer já. =)
Ei, mas esperem lá, APRENDER para quê? Mera curiosidade satisfeita, cultura e tal, aplicamos esse conhecimento algumas vezes na vida para depois ir para um sítio onde sabemos que tudo o que aprendemos fora um disperdício, já que não o usámos. Ah-ham, foi só para Saberes. Por exemplo, vou passar um mau bocado se não souber as fases da I Guerra Mundial? Ou perco um dedo se não souber distinguir probalidades matemáticas? Só se for no Quem Quer Ser Milionário ou algo do género. Não é do meu interesse então porque aprendemos coisas inúteis se não há vantagem para ninguém? Viver de coisas inúteis talvez seja a nossa forma de viver, Ou Não.
Então, antes de levar a lâmina ao pulso, ou cair acidentalmente de um penhasco, quero fazer mil e uma coisas ÚTEIS para considerar esta vida cheia. Uma lista que só uma rapariga de 14 anos sonhadora seria capaz de imaginar:
» Fazer Bunjee Jumping
» Provar comida indiana
» Plantar uma cerejeira
» Conviver pela cultura japonesa
» Visitar o túmulo de Tutanckamon
» Aprender alemão
» Andar de balão
» Escrever um livro
» Andar de jipe por Sahara (puro sonho)
» Aventurar-se com pincéis e tinta acrílica
» Fazer uma tatuagem
» Experiências gravitais - flutuar, pisar o solo lunar (puro sonho)
» Apoiar uma causa (direitos humanos, ambiente...)
» Publicar um disco (pobres tímpanos dos ouvintes)
» Ver uma aurora boreal
» Voar de asa-delta
» Provar absinto
» Conduzir a 280 km/h (e morrer de seguida, para evitar a multa)
» Tomar banho de chocolate *licking*
» Aprender a fazer «ollies»
» Explorar o fundo do mar
» Participar num filme (puro sonho)
» Saltar de pára quedas
» Passear pelas águas venezianas
» ...

Sem comentários:

Enviar um comentário